Professor e Palestrante Osvaldo Matos
Despedido de um jornal, em 1919, pois não tinha imaginação nem boas ideias. Walt Disney.Em 1956, o mestre da arte pop mundial, deu uma de suas peças para o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, de graça, mas foi rejeitada. Andy Warhol. Quando estreou em 1979, a RSO Records declinou uma proposta do grupo e disse que a banda não se enquadrava em seu perfil. Venderam 150 milhões de discos, 22 prêmios Grammy e a turnê com a maior bilheteria da história. Banda U2. Essa é boa mesmo, ela foi despedida como repórter da WJZTV de Baltimore, porque não podia separar suas emoções das matérias que apresentava no jornal. Oprah Winfrey.
Muitas emoções e uma variedade enormes sentimentos estas personagens da história sentiram ao ter seu ofício, seu talento, suas perspectivas bloqueadas. Só temos uma noção exata do momento, às vezes, muito tempo depois. E, nem sempre, nos damos conta do que é sentir uma rejeição. Sentir uma palavra (mal) dita. Fere como bisturi.
Não tenho certeza e nem posso afirmar, mas minha intuição me diz que podem ter sentido uma depressão levemente crônica. Há momentos na vida que lutamos contra constantes sentimentos de negatividade. Inseguranças de trabalho, de sobrevivência, de relações. Vivemos dias de muitas incertezas. De muitas “opiniões” e poucas “execuções”. Todo mundo se mete em tudo e poucos ouvem a voz interior do acolhimento e do olhar para o próximo.
Disney, Warhol, U2, Oprah. E nós que somos anônimos? Quantos já desistiram no primeiro não? Recebemos desestímulos a todo instante. Vivem no anonimato da Distimia. Que é um tipo de depressão que se caracteriza principalmente pela falta de prazer ou divertimento na vida e pelo constante sentimento de negatividade.
O mundo dos negócios nos torna vulneráveis a esse tipo de postura. Absorver de forma direta os negativistas de plantão. Muito cuidado com alguns que demonstram aquele humor para baixo, deprimido. Aqueles que empurram nossa autoestima pra negatividade. Tem gente que é tão ansioso que pergunta, responde e analisa a própria resposta.
Recomendo o livro Problemas? Oba! De R. Shinyashiki. “É importante compreender a lógica que rege os acontecimentos para se aproveitar as oportunidades no mundo dos negócios em tempos de crise”, fala o autor. De leitura agradável, direta e simples.
Alguns me dizem que falo de gente famosa, pessoas consagradas no mundo inteiro. Mas, tem um pequeno detalhe nestas pessoas: à época, eles só sabiam que tinham algo para fazer de muito especial. Eles acreditaram na ideia de fazer algo bom e que fariam a diferença. Não, eles não tinham ideia no que se tornariam. Eles construíram. Distimia: para bem longe!